Departamento de Controle do Espaço Aéreo

DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo

Quem somos

Somos uma organização governamental, subordinada ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica, que congrega recursos humanos, equipamentos, meios acessórios e infraestrutura, distribuídos por todo o território nacional, com a missão de prover a segurança e a fluidez do tráfego aéreo em nosso espaço aéreo soberano e, concomitantemente, garantir sua defesa.

Servimos assim ao Estado Brasileiro como um dos pilares sobre o qual se assenta o transporte aéreo no País, cooperando e compartilhando providências com os segmentos de administração da aviação civil e da infraestrutura aeroportuária, no que concerne às atividades que garantam a segurança, mobilidade e eficácia deste transporte.

Estamos organizados como um Departamento. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. E representamos o País nos fóruns internacionais, honrando os inúmeros acordos técnicos e operacionais firmados pelo Brasil junto às entidades internacionais que regulam a atividade do transporte aéreo.

Temos um papel importante no contexto do controle do espaço aéreo mundial, porque somos uma significativa parcela deste 8,5 milhões de km² de espaço soberano, debruçados sobre o Oceano Atlântico, como uma imensa porta que se abre aos continentes africano e europeu e ao Oriente Médio a partir da América do Sul.

Esta posição geo-estratégica lega ao Brasil um papel de relevante destaque no transporte aéreo global. Tanto é assim, que figuramos como um dos dez países membros do Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional, a OACI, desde sua fundação.

À medida que atua como suporte indispensável ao transporte aéreo, nas 24 horas do dia, pelos 365 dias do ano, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo contribui diretamente para o desenvolvimento da vida social, econômica e política do Brasil.


Missão

Ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo compete planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas à segurança da navegação aérea, ao controle do espaço aéreo, às telecomunicações aeronáuticas e à tecnologia da informação.

Como órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), compete ao DECEA planejar e aprovar a implementação de órgãos, equipamentos e sistemas; bem como controlar e supervisionar técnica e operacionalmente as organizações, subordinadas ou não, encarregadas das atividades relacionadas ao SISCEAB.


Saiba mais em: http://www.decea.gov.br/